Caprichosamente
visite meu canal no youtube
conheça meu instagram
anuncie no blog

Deixar o feijão de molho faz bem à saúde

Quem aí não se lembra de ver a avó ou a mãe deixar o feijão de molho por algumas horas ou até de um dia para o outro? Eu sempre via minha mãe “catando” os baguinhos de feijão e separando, para deixar de molho os bons. Depois essa tarefa era minha e confesso que detestava. Sempre pensei que era uma bobagem e quando fui morar sozinha, nunca fiz isso.

 

deixar feijão de molho

 

Quando casei, comecei a procurar dicas e truques para acelerar o cozimento do feijão e foi aí que me deparei com o bom e velho truque de deixar o feijão de molho, tanto para acelerar o cozimento (pois os grãos ficam mais hidratados) quanto para deixá-lo mais branquinho.

 

Porém, não é só isso. Deixar o feijão de molho faz bem à saúde e já existe até um estudo científico que comprova isso. De acordo com especialistas do Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC – Food Research Center) da USP e da Embrapa Arroz e Feijão, quando fazemos o remolho, é possível dissolver e até eliminar alguns componentes dos grãos considerados antinutricionais, entre eles os fitatos.

 

Esses componentes se ligam ao minerais essenciais, como o ferro, cálcio e zinco e impedem a absorção destes pelo nosso organismo. Além disso causam desconforto abdominal e flatulência em algumas pessoas. Isso porque açúcares como a rafinose e a estaquiose são fermentadas em nosso intestino grosso, causando os famigerados “gases”.

 

deixar o feijão de molho 02

Feijão de molho depois de cerca de 8 horas

 

Qual o tempo ideal para o deixar o feijão de molho?

 

Há um consenso entre os pesquisadores do FoRC em que o tempo ideal varia entre 8 a 12 horas, porém, há tipos de feijões que chegam ao ponto máximo de hidratação com cerca de 4 horas de remolho.

 

Vale lembrar que a água do remolho precisa ser descartada e o feijão, lavado antes de ser cozido, pois se usarmos a mesma água, acabaremos por devolver ao feijão tudo o que foi eliminado. Também é importante deixar o feijão de molho com algum componente líquido ácido, como o feijão, o vinagre ou o soro de iogurte.

deixar o feijão de molho01

Início do remolho

 

Confesso a vocês que, depois que descobri isso, me arrependi de ter pensado que o remolho era “coisa de velho”. Imagina quanto nutriente meu corpo deixou de absorver nesses anos todos?

 

E vocês, também costumam deixar o feijão de molho? Já conheciam os benefícios do remolho?

 

Fonte: FoRC – Food Research Center

2 comentários
  • Leide

    Caramba! Eu nunca imaginei que era tão importante deixar o feijão de molho. De fato, quantos nutrientes deixamos de ingerir sim? A partir de agora farei isso!

    Responder
    • Michele Cezar

      Menina, eu também fiquei chocada quando descobri, mas agora sempre deixo o feijão de molho. Beijinho :*

      Responder

Leia os posts no seu e-mail